Quem teve um cachorro há 20, 30 anos, lembra bem: não havia pet shops em São Paulo -banho, tosa, ração, nem a infinidade de artigos que podem ser encontrados nos shoppings de animais hoje. Naquela época, os poucos artigos disponíveis para cães eram vendidos em aviculturas, entre alpiste e comida para galinhas. Da mesma forma que o mercado pet, vários outros setores passaram por transformações significativas nesses últimos anos.
Montar um dos primeiros pet shops da cidade, identificando uma tendência antes dos demais, e apostar nela, faz diferença. Mas ser o décimo quinto a montar um negócio desse tipo no bairro não irá levá-lo muito longe.
Ser pioneiro tem suas vantagens. Você corre muito mais risco, mas se o negócio der certo você poderá colher retornos significativos.
É a velha lei da proporcionalidade: quanto maior o risco que se assume, maior pode ser a recompensa.
É por isso que o empreendedor deve dedicar parte do seu tempo a prospectar essas tendências.
Isso é fundamental para o negócio prosperar e conseguir vantagens significativas em relação à concorrência.
E como conseguir isso? O empresário deve se disciplinar e desenvolver a capacidade de estar sempre alerta para o que ocorre ao redor. Sabemos que isso não é fácil, pois muitas vezes o empreendedor acaba sendo engolido pela rotina diária dos problemas a resolver.
Procure fazer um exercício semanal reservando um tempo específico para a prospecção de novidades. Assinar revistas internacionais do segmento em que sua empresa atua pode ser uma estratégia para saber para onde seu setor está caminhando. Visitar feiras e eventos pode ser outra. Filiar-se a associações de classe permite criar um "networking" com especialistas do ramo.
Ficar atento ao que ocorre em outros países também pode ajudar, dado o caráter global de nossa economia. Conversar muito com clientes, fornecedores ou parceiros também pode lhe render boas ideias.
Enfim, o que não se pode fazer é ficar parado esperando que seu setor evolua e você seja colocado em segundo plano por seus concorrentes.
Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.
FONTE: http://zip.net/bwmLnh
Publicado originalmente em 14/07/2013 01h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário