É errado pensar que para montar uma empresa basta uma ideia, um telefone celular e um endereço na web. Com essas ferramentas você até monta, mas em pouco tempo ela vai ser mais um entre milhares de negócios com nenhuma perspectiva de crescimento.
É o que tem ocorrido particularmente no setor de comércio eletrônico, em que as pessoas criam sites para vender todo tipo de produto, sonhando em ser a próxima Dafiti ou Netshoes.
Ok, sonhar não custa nada, mas antes de sair por aí desperdiçando seu tempo e seu dinheiro, vale a pena conhecer a importância de criar recursos para sua empresa.
Um recurso é algo realmente único, valioso e difícil de imitar que uma empresa possui e que é muito difícil para as concorrentes desenvolverem.
Alguns exemplos: um funcionário muito bem relacionado, que sabe o caminho das pedras e sempre dá um jeito para resolver os problemas dos consumidores; um cliente importante, fiel, que acaba ajudando na divulgação do nome da empresa.
Pode ser ainda uma expertise em determinada área técnica, que levou anos para se consolidar e que envolveu diversos pesquisadores, um fornecedor exclusivo de determinada matéria-prima ou um equipamento que só aquela empresa possui.
Uma empresa recém-criada não tem uma história, uma reputação que lhe dê sustentação. É por isso que ela precisa buscar, o quanto antes, recursos que irão garantir sua sobrevivência e crescimento.
A grande maioria das companhias acaba não desenvolvendo isso, oferecendo os mesmos produtos e serviços que os concorrentes.
Nessa situação, o comprador terá um poder de barganha maior, podendo negociar preços. É o que acontece numa feira livre --como a diferenciação entre os produtos é pequena, vende quem tem preço menor, diminuindo sua lucratividade.
Portanto, a dica é botar a cabeça para funcionar e pensar em um jeito de se diferenciar. Visitar feiras, procurar conhecer o que empresas similares fazem em outros países, estabelecer parcerias e estar atualizado sobre as tecnologias de ponta do setor são ações a serem postas em prática.
Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.
FONTE: http://zip.net/bhmLTy
Publicado originalmente em 25/08/2013 03h00
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