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quarta-feira, 12 de março de 2014

Cuidado com febre do empreendedorismo

Na semana passada, aconteceu em São Paulo a 3ª Virada Empreendedora. Com um público recorde, inclusive com caravanas de outros Estados, foram realizadas 24 horas de palestras, mesas redondas, exposições e feiras.

É muito interessante acompanhar todo esse movimento em torno do tema, principalmente se lembrarmos que até os anos 2000 o empreendedor era, com algumas exceções, o indivíduo que não conseguia emprego em uma grande organização. Hoje, a situação é bem diferente: alunos do primeiro ano da faculdade já estão trabalhando em seus projetos de start-ups e sonhando em ser o próximo Mark Zuckerberg (o criador do Facebook) ou Romero Rodrigues (Buscapé).

Sonhar não custa nada, mas as coisas não são tão fáceis assim. Como bem disse Jack Dorsey, fundador do Twitter, quando esteve recentemente no Brasil, o jogo é duro e exige um forte preparo técnico de nossos futuros empreendedores. Ele recomendou que os jovens fossem aprender programação antes de abrir uma empresa.

Antes de pensar em iniciar o seu negócio --ou a sua start-up, como está na moda dizer--, vá entender o setor. Quer abrir um restaurante? Trabalhe por um tempo como garçom, chef-assistente, gerente, enfim, um emprego que propicie uma aprendizagem efetiva sobre o assunto, até para você descobrir se é isso mesmo que você quer fazer da sua vida. Ser um chef famoso tem glamour, mas ralar 15 horas por dia, seis dias por semana, todo sábado e domingo, não é para qualquer um.

Outra coisa que está na moda é o empreendedorismo de alto impacto (com empresas que crescem rapidamente). Mas quem disse que você não pode ser dono de um bar de esquina e ser muito feliz? Não precisa inventar um modelo de negócio inovador, nem pensar em um produto escalável, nem criar 10 mil empregos. Basta ter algum diferencial para aumentar as suas chances de sobrevivência. Se o seu perfil é esse, qual o problema?

Antes de tomar essa decisão, procure entender se você está fazendo isso para satisfazer uma real necessidade sua ou simplesmente porque está na moda. Se for pela segunda razão, as chances de você perder tempo e dinheiro são grandes. 

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Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

FONTE: http://zip.net/bcmLh4

Publicada originalmente em 05/05/2013 01h01

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