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segunda-feira, 17 de março de 2014

Aprendendo a delegar

Você já deve ter ouvido empreendedores reclamando de que não têm tempo para nada, que tudo na empresa precisa passar por eles, que os funcionários não têm iniciativa própria e que, se ele não estiver presente em todos os momentos, ninguém trabalha na empresa.

Muitas vezes, esses problemas devem-se mais ao empreendedor que se queixa do que a seus subordinados.

É comum, no início do negócio, os empreendedores serem centralizadores, pois muitas vezes trabalham sozinhos e acabam acumulando as principais atividades da empresa, como as vendas, o controle financeiro, o desenvolvimento de produtos, o atendimento pós-vendas, entre outras funções que deveriam ser compartilhadas.

O problema é que, à medida que a empresa vai crescendo, funcionários são contratados, mas o empreendedor continua agindo da mesma maneira, querendo cuidar de tudo e até mesmo atrapalhando o trabalho dos outros.

Uma grande habilidade que todo empreendedor em negócios iniciantes deveria tentar desenvolver é sua capacidade de delegar.

No entanto, para isso, ele precisa tomar alguns cuidados para não se frustrar mais tarde.

Primeiro, é importante saber recrutar os funcionários que têm o perfil para assumir novas tarefas e desafios e que tenham iniciativa para isso.

Além disso, eles precisam ter potencial para fazer mais do que as funções para as quais foram contratados exige.

Feito isso, o próximo passo é oferecer treinamento e, então, começar a delegar aos poucos as tarefas e acompanhar o desempenho deles.

O processo de "feedback" (dar um retorno aos funcionários) também é importante. E aceitar e compreender os erros não intencionais dos subordinados é fundamental para que a delegação seja bem-sucedida.

Elogiar, recompensar e incentivar progressos também faz parte dessa transição.

Para o dono da empresa, a grande vantagem de delegar funções e tarefas é que o empreendedor poderá utilizar parte do tempo que ele gastava em questões operacionais em atividades que são realmente importantes para a sobrevivência do negócio, como a conquista de novos clientes, buscar métodos para inovar mais e maneiras de pensar a empresa de um modo estratégico.

Tente, você não vai se arrepender e seus funcionários irão lhe agradecer.

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

FONTE: http://zip.net/bqmPGJ

Publicado originalmente em 09/02/2014 02h19

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