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quinta-feira, 13 de março de 2014

Incube sua empresa

Se você estiver pensando em iniciar um negócio próprio e se tal negócio envolver uma inovação que precisa ser aperfeiçoada, é recomendável que você considere passar algum tempo em uma incubadora. Dados de 2012 da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) indicam que no Brasil existem 384 incubadoras, que abrigam 2.640 empresas, sendo que 98% delas inovam.

Uma incubadora é uma entidade que oferece suporte para que empreendedores possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso, oferecendo para isso infraestrutura e apoio em gestão. Algumas oferecem espaço físico para que a empresa incubada se instale e inicie suas operações. Já outras, as virtuais, oferecem apenas o suporte e aconselhamento.

No entanto, mais do que um espaço compartilhado, a incubadora propicia um forte networking, já que o incubado terá contato com dezenas de empreendedores que estão na mesma situação que a dele, que certamente irão dividir dicas importantes sobre seus negócios. Além disso, as incubadoras possuem um gestor que pode guiar a empresa na busca por financiamento.

Há no mercado várias linhas disponíveis, sendo que algumas delas, geralmente envolvendo inovação, são a fundo perdido, ou seja, a companhia não precisa devolver o dinheiro recebido.

A maioria das incubadoras está ligada a uma entidade que promove a inovação tecnológica, como por exemplo universidades, escolas técnicas ou institutos de pesquisa, favorecendo a interação entre empresas incubadas e pesquisadores, que as ajudam a inovar e a desenvolver produtos ou serviços mais competitivos.

Se a empresa que você pretende abrir não exige desenvolvimento tecnológico, você pode aderir também aos diversos espaços de "coworking" existentes, no qual a infraestrutura de um escritório é compartilhada entre vários empreendedores, diminuindo gastos com aluguel.

O importante é cortar custos fixos ao máximo, principalmente nos primeiros meses de funcionamento do negócio, em que as receitas são baixas e as necessidades de investimento altas.

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

 

FONTE: http://zip.net/bcmLJX

Publicado originalmente em 22/09/2013 01h11

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