Muitos empreendedores acham que, pelo fato de uma empresa ser pequena, é impossível atrair os melhores talentos --já que é difícil competir com os salários e bônus oferecidos por grandes organizações.
Isso nem sempre é verdade. Há táticas e estratégias para contratar bons profissionais.
Uma boa técnica para conseguir gente talentosa, principalmente no nível de direção, é oferecer um percentual do negócio caso ele (ou ela) permaneça na empresa por um tempo predeterminado --cinco anos, por exemplo
.
Outra possibilidade é convidar profissionais que, por razões pessoais, estejam procurando trabalhos que lhes permitam uma maior flexibilidade de horário, o que dificilmente conseguiriam em uma grande empresa.
Pais com filhos pequenos ou pessoas que querem conciliar a carreira empresarial com um mestrado são alguns exemplos.
Além disso, o empreendedor pode também vender a ideia de que trabalhar em uma start-up (empresa iniciante de base tecnológica) é um excelente aprendizado, uma vez que o profissional terá contato com diversas áreas da organização e irá aprimorar o conhecimento sobre temas variados.
Para isso, é preciso vender a ideia de que trabalhar em uma pequena empresa é uma boa maneira de absorver o jeito de pensar do empreendedor, principalmente para aqueles que querem, no futuro, abrir seu próprio negócio.
Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno 'Negócios, Empregos e Carreiras'.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/talesandreassi/1201692-como-conquistar-talentos-para-a-sua-pequena-empresa.shtml (Publicado em 16/12/2012-05h00)
Nenhum comentário:
Postar um comentário