Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Obter crédito exige muita atenção

Um grande desafio para qualquer empreendedor, iniciante ou não, é como buscar recursos para seu negócio, tanto para as atividades do dia a dia quanto para sua expansão. Apesar das recentes quedas das taxas de juros no país, a obtenção de crédito para pequenas e médias empresas ainda é cara, complicada e burocrática.

Uma primeira dica é não imobilizar capital, deixando assim uma reserva para quando precisar.

Assim, em vez de comprar um ponto comercial, alugue. O custo do aluguel varia entre 0,5% a 1% do valor do imóvel, seguramente bem menor do que as taxas de juros que você terá que pagar ao solicitar empréstimos bancários.

Mas se mesmo assim você tiver de recorrer aos bancos -uma realidade para a imensa maioria dos empreendedores- procure utilizar as linhas de financiamento bancárias específicas para a compra de máquinas, equipamentos ou veículos.

Como esses bens funcionam como garantia do empréstimo, em geral as taxas de juros nesses casos são consideravelmente menores do que os das outras linhas.

Por fim, não pegue a primeira oferta que seu gerente apresentar. Faça uma boa pesquisa em outros bancos; as taxas de juros e as condições de pagamento costumam variar bastante de banco para banco. Procure também linhas específicas de crédito, criadas para determinado propósito, por exemplo para o estabelecimento de franquias ou investimentos em inovação, pois nesses casos as taxas também costumam ser menores.

 

Divulgação

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno 'Negócios, Empregos e Carreiras'.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/talesandreassi/1186684-obter-credito-exige-muita-atencao.shtml (Publicado em 18/11/2012 – 07h05)

Nenhum comentário:

Postar um comentário