Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Empreender não é para qualquer um

De tempos em tempos aparecem palavras mágicas em administração. Se qualidade e reengenharia já reinaram absolutas na agenda dos executivos do passado, hoje a palavra da moda é empreendedorismo. Mas empreender não é para qualquer um.
O primeiro passo do futuro empreendedor está mais ligado ao autoconhecimento do que ao empreendimento em si. Vou conseguir viver sem salário pingando todo fim de mês? Consigo trabalhar sem a infraestrutura de uma grande corporação? Terei clientes? Essas são algumas questões a se colocar.
Uma das principais queixas dos empreendedores é a solidão. Em uma grande empresa, decisões são tomadas em consenso e embasadas por uma série de pesquisas de mercado que minimizam o risco de uma decisão errada. No mundo do empreendedor, na maioria dos casos isso não existe. Pesquisas são caras e, muitas vezes, as decisões são tomadas com base na intuição e na experiência.
Outro problema é lidar com os clientes. Certa vez, conversei com um empreendedor que tinha acabado de vender sua livraria. Não aguentou a pressão dos clientes, pois já não conseguia dormir pensando nas reclamações.
Há também a questão do risco. Ninguém em sã consciência gosta de se arriscar à toa, mas o empreendedor deve cultivar essa capacidade --do contrário dificilmente seu negócio irá prosperar.
Mas, como tudo na vida, há sempre o outro lado: nada mais fascinante do que ver que aquele negócio que começou na garagem de casa, junto com aqueles amigos nerds e no qual ninguém botava fé, cresceu e hoje está aí, espalhado pelo mundo.  



DivulgaoTales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno 'Negócios, Empregos e Carreiras'.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/talesandreassi/1157528-empreender-nao-e-para-qualquer-um.shtml (Públicado - 22/09/2012 – 19h49)









Nenhum comentário:

Postar um comentário