Você já deve ter ouvido uma história semelhante: o empreendedor começa um negócio, digamos, um espaço para festas infantis. Ele aproveita e monta um buffet de alimentação para atender às suas festas e a de outros interessados. Como ele precisa de pessoas especializadas em recreação infantil, resolve abrir uma empresa para treinar essas pessoas, oferecendo esses serviços também a terceiros. E por que não montar um estacionamento na porta da espaço? Assim, em vez de um, ele acaba gerenciando quatro negócios -e em pouco tempo todos terminam fechando.
Em suas atividades cotidianas, todo bom empreendedor pode vislumbrar uma série de oportunidades para fornecimento de produtos e serviços, seja para sua própria empresa ou para o negócio de outros.
No entanto, ir ao encontro dessas oportunidades pode ser um erro fatal, pois ao fazer isso o empreendedor perde o foco e pode desviar sua atenção de seu negócio principal.
Gerenciar um negócio é extremamente difícil e demandante; imagine vários negócios distintos, que exigem "expertises" e capacidades diferentes. Deixe isso para grandes empresas, que têm dinheiro e condições para se integrarem verticalmente.
Uma dica para o empreendedor é segurar a tentação e manter o foco no seu negócio. As oportunidades paralelas podem ser exploradas por meio de parcerias com outras empresas, que além de serem especializadas em tais atividades, podem funcionar como fonte para a indicação de novos clientes.
Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno 'Negócios, Empregos e Carreiras'.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/talesandreassi/1243360-sem-perder-o-foco.shtml
Públicada originalmente 10 de Março 2013 - 03h00
Nenhum comentário:
Postar um comentário