Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O glamour ou clamor empreendedor

Por Ana Fontes

Alguns empreendedores são quase pop stars de tanto que fazem palestras e são convidados para eventos e entrevistas.

Muitos ainda não tem resultados concretos (retorno financeiro , clientes ) mas mesmo assim estão surfando a onda do empreendedorismo. Ser empreendedor virou sinônimo de gente nova e inovadora, como se uma fosse consequência da outra.

Será que todos empreendedores são assim ? Meninos bem formados e bem nascidos  que criam negócios inovadores e conquistam anjos investidores ou fundos de investimento ?

As pesquisas dizem que não, as histórias de empreendedores que encontro nesta minha jornada de 5 anos também dizem que não.  Este perfil não é a maioria. E por favor, nenhuma intenção nem apologia a este ou aquele perfil, somente uma constatação.

Reconheço que hoje temos mais apoio aos empreendedores, mas ainda acho que este apoio não chega a maioria. Tem muita fala , muita motivação e pouca ação de verdade. Motivar o empreendedor ajuda? É claro  que ajuda.

Mas não há motivação que resista muito tempo, a falta de linhas de crédito de fácil acesso e com juros decentes, a impostos tão altos na folha de pagamento, a dificuldade em reter mão de obra, falta de acesso a conhecimento de qualidade, entre outras dificuldades.

Pessimismo? De jeito nenhum . Empreendedor por natureza é automotivado, porém é preciso refletir, o que de fato é preciso fazer para alavancar o empreendedorismo no Brasil ?

Mais aceleradoras ? Mais linhas de crédito do governo ? Mais Incubadoras ? Mais entidades de apoio ? Mais educação empreendedora ? 

Não tem resposta certa.

Uma das lições que aprendi na minha carreira no mundo corporativo (antes de me tornar empreendedora em 2008) é que sem planejamento e condução séria as coisas não mudam sozinhas.

É preciso um trabalho de curto, médio e longo prazo. E não vejo de verdade nenhuma ação  coordenada , planejada e organizada de verdade com este fim.

Ana%20Fontes%20(3)[1]

Ana Fontes é formada em Propaganda. Atuou na área de marketing por mais de 20 anos em multinacionais e foi participante do programa 10.000 Mulheres, do Goldman Sachs em parceria com a FGV. É        professora de empreendedorismo e fundadora do MyJobSpace-Coworking e da Rede Mulher Empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário